quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

NÍVEL MUSICAL PARA 2013


Não sei por que fico tanto tempo sem postar nada no blog já que a cena musical brasileira anda a todo vapor. Pois bem, quero falar sobre um assunto que pude assistir no programa do Marco Brasil, famoso locutor de rodeios pelo Brasil a fora. Nunca fui grande conhecedor do trabalho do locutor, pois não acompanho por não gostar do destrato com os animais, mas isso é uma opinião minha.
A grande sacada do programa é o espaço aberto o sertanejo, opa entendam bem SERTANEJO e de raiz, aquele que fala da terra, do homem do campo, que tem viola, violão sem ‘floreios’ e de pegada firme, versos e arranjos simples, porém bem trabalhado, tudo isso me chamou a atenção para o programa, que tinha como convidado o cantor Donizetti, que fez muito sucesso na década de 80 cantando a famosa Galopeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quem não conhece né??
Esse formato de programa é bem complicado pois hoje, o espaço é aberto aos “universitários” e com um apelo comercial fortíssimo, ocupam atualmente grande espaço nos programas. Antes de ser crucificado pela opinião, vou esclarecendo, sou a favor da boa música independente do estilo. E na verdade não considero o que essas duplas apresentam hoje como sendo sertanejo, é uma grande mistura de vontades de produtores, radialistas, apresentadores de tv, empresários e etc.. e que pelo método de repetição, o dia todo.
 Outra vez, não tenho nada contra o estilo sertanejo, mas dizer que essas produções de “chêreres” e afins não agregam culturalmente nada à sofrida  musica brasileira e ao invés de buscarem escrever coisas interessantes apenas falam de bebedeiras, depreciam a imagem das mulheres e mais um monte de coisas sem graça e sem noção.
Mas voltando ao programa, uma verdadeira aula sobre a cultura brasileira e o respeito aos verdadeiros sertanejos que carregam a bandeira da boa música e simplicidade das apresentações. Será que vão conseguir se formar???

Nenhum comentário:

Postar um comentário