sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Harmonia: o garoto tinha razão

Tô sentado na rede e ouvindo Inovasamba, um grupo de pagode que eu toquei por longos e saudosos 4 anos. Realmente dá uma saudade imensa, pois já havia um entrosamento muito bom. Então aproveitando o saudosismo, vamos falar um pouco sobre isso, a harmonia nos grupos e bandas. É extremamente importante para a sonoridade nas apresentações, e só se consegue ter uma boa harmonia com muito ensaio e entrosamento.
Membro bem de uma apresentação que estávamos fazendo no SESC de Praia Formosa, e durante um dos intervalos havia um garoto de uns 18 anos sentado do lado de fora da sala e eu estava passando quando ouvi ele comentando: “os caras são bons mas falta mais harmonia”. Isso me deixou bem curioso e confuso, pois até aquele momento eu ainda não havia me antenado para alguns pontos. E afinal, o que era a tal Harmonia.
Mas como tudo nessa vida é aprendizado, daquele dia em diante a coisa mudou e para melhor. Naquela época o grupo era o piloto do que depois se tornara o Inovasamba oficial. Não havia o hábito de ensaiar com freqüência, isso nunca foi o forte daquele grupo, era assim, eu levava uma música e “tirávamos” durante nossas viagens em vans. Mas como eu disse a coisa mudou. Quando o Inova realmente foi constituído uns anos depois, tínhamos uma regra, só se tocava a música depois de alinhada e reta. E a coisa melhorou muito.
As apresentações passaram a ser em palcos maiores ao invés de bares e festas particulares e como não tínhamos mais som, sempre era contratado amigos nossos que dispunham de boa sonorização.com isso a qualidade musical era destacada e juntamente com o novo desenho de Harmonia, ganhamos mais espaço. Passamos a tocar para a prefeitura e a única preocupação era em saber qual seria o cachê.
O entrosamento da turma ficou cada vez melhor e hoje, ouvindo uma gravação feita em uma dessas apresentações, vejo que o garoto do SESC nos ajudou muito, mesmo que ele nunca tenha sabido disso. Digo isso em todas as conversas que tenho a oportunidade de expor meu ponto de vista e falo para os garotos que hoje estão começando, tenham a preocupação de como está a sua apresentação. Tenha sempre senso critico, e critiquem mesmo até alcançar o que considera o ótimo.
Hoje, tocando com os caras da Flor de Lottus, a experiência reunida neste grupo, é um dos fatores mais importantes para quem está iniciando um novo projeto. Temos ciência de tudo isso, e mesmo em dias ruins em que as notas parecem não colaborar, respiramos fundo, contamos até 3 e a coisa volta a fluir, com muita harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário