terça-feira, 30 de novembro de 2010

Instrumento não se empresta


No último fim de semana fiz mais uma apresentação com a banda Flor de Lottus. Aniversário de uma pessoa muito querida na comunidade, nada melhor que juntar os amigos ao som de boa musica. Um bom ambiente, muita comida e bebida. O inicio da apresentação foi exatamente às 14:25hs e o som começou a fluir muito bem. Porem meia hora antes do começo “cantei a pedra” para nosso vocalista, havia um sujeito que já estava bem calibrado na bebida e este encostou enquanto montávamos os equipamentos,e com um papel na mão queria saber se poderíamos cantar algumas músicas.
Já conheço bem esse filme. Ali estava um provável candidato a karaokê. “Bingo”, lá pelas tantas durante o intervalo aparece o sujeito, mais calibrado que antes e já foi pedindo para pegar uma guitarra. Ainda estava com a minha nas mãos calibrando a afinação e fiz de conta que não era comigo. Quem me conhece, sabe muito bem da minha aversão a emprestar instrumento ainda mais pra quem não está normal. Escapei, mas como o outro guitarrista já havia deixado o palco, foi a dele mesmo.
O pior disso tudo é que, você tem o trabalho de cuidar do seu instrumento, afina com cuidado e precisão pra não deixar nada fora do lugar, e vem o cara com a mão melada de gordura do churrasco e pronto, acaba com a tranqüilidade. Ele começou a falar no microfone dando parabéns aos aniversariantes, aos presentes, elogiando a banda e por aí foi. Como não estava na sua melhor situação, já puxou a música todo atravessado. Nessa hora eu já estava longe só assistindo, mas não teve jeito, fui obrigado a voltar e pegar minha guitarra para fazer com que o sujeito cantasse o que ele queria e não ficar na vergonha.
Esse tipo de coisa é uma das coisas mais constrangedora pra quem toca. Nem sei quantas vezes já passei por isso, foram muitas, muitas mesmo. É chato, na época em que eu tocava pagode, isso foi pauta de reuniões e decidimos que caso acontecesse a resposta seria convidar o cidadão para nosso ensaio e ponto final. Resolvemos boa parte dos problemas depois dessa atitude. O risco é a pessoa deixar o instrumento cair, já que não tem intimidade com aquele instrumento especificamente. Pisar em algum equipamento no palco, derrubar o microfone, tem vários problemas, melhor evitar.
O correto é fechar antes com o contratante que, caso aconteça isso, ele já tome providencias de convencer o seu convidado a não insistir. Pra completar, já no fim da apresentação, minha guitarra estava no pedestal, chega outro camarada, mais doido que o outro querendo tocar, dizendo que era muito bom na guitarra. Mais uma vez minha resposta foi: ah ela já está desligada dos amplificadores. Ele não gostou, mas eu sim, gostei e não ia tocar mesmo, custa caro e não é brinquedo.
Resumo da ópera melhor prevenir pra não passar raiva e nem tomar prejuízo. Proteja seu bem maior: seu instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário