terça-feira, 29 de maio de 2012

AI SE EU TE PEGO, ANDRÉ RIEU


Domingão, uma super apresentação em um programa de auditório que levou a plateia a aplaudir de pé o famoso maestro André Rieu e sua orquestra que acabara de realizar uma grandiosa apresentação. Tudo muito bonito, figurino poucas vezes visto no Brasil, afinação sem comentários, mas... (suspense)... O apresentador do programa anuncia uma surpresa ao público, ele vai tocar um grande sucesso e de repente começa a introdução de “Ai se eu te pego”... (silêncio).... sim cantaram a música inteirinha com direito a sanfona na orquestra.

Sr. André Rieu entendo que, para a gradar ao público vale tudo, tocar as músicas regionais e tradicionais, mas entrar na onda do populismo já é demais para os meus ouvidos. Nossa mas a plateia foi ao delírio, mas é claro que foi, as Fm’s não fazem outra coisa a não ser tocar essa música o dia inteiro e ficar “babando” o cara como se fosse um Deus, tenha a santa paciência, não dá mais pra aguentar tanta falta de cultura em nosso país.

Outro dia mesmo li uma reportagem sobre os “tchê tchererê tchê tchê’s” ou “eu quero tchu eu quero tchá” que estão por aí sendo empurrados de ouvidos a dentro, e o repórter fazia a comparação com outra época, a década de 90 pra ser mais exato, quando apareceram dezenas de grupos de pagode com os mesmos artifícios de “lálálá” e “lererê” resumo da ópera, é tudo igual, falta cultura, falta letra, falta melodia e sobra aproveitadores que nada tem a oferecer.

As letras estão cada vez mais sem lógica nenhuma, cada vez mais vazias, parece que os compositores, se é que merecem ser chamados assim, estão com foco no vazio e sem criatividade para escreverem canções que realmente tenham conteúdo e que agreguem valor ao ouvinte. Outro dia mesmo cheguei a casa da minha irmã e minha sobrinha de 2 anos estava cantarolando o tal “eu quero tchu eu quero tchá” isso acaba comigo, tanta coisa boa pra se ouvir e como as rádios massificam esse tipo de música, fia difícil evitar que até as criancinhas entrem na dança.

Agora ver o André Rieu tocar aquilo foi demais pra mim. Fico imaginando os verdadeiros compositores do Brasil, aqueles que realmente agregam valor à nossa música e que são esquecidos por uma “modinha passageira” devem ficar com vergonha e ver sua obra esquecida e dando lugar a tamanha falta de criatividade. Mas, nem tudo é perfeito, esse modismo é comercial, dá lucro e é disso que os empresários vivem, então fazer o que né?

Nem sei por que fiquei vendo aquilo, estava pasmo demais pra trocar o canal e custei a acreditar no que eu ouvia. Quer saber de uma coisa, não tenho mais nada pra falar sobre isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário