sábado, 15 de outubro de 2011

CARNAVAL JÁ ESTÁ PRÓXIMO.

Pois é, mais um carnaval já se aproxima. Fevereiro é ali e as grandes agremiações do Rio de janeiro já estão na fase das definições. Minha querida Estação Primeira de Mangueira já está com um belíssimo samba para 2012. e com esse intúito é que gostaria de falar sobre a dedicação das pessoas, principalmente as voltadas a algum estilo de rítimo, que sem dedicação não há bons resultados. Gosto de samba enredo, acho aquele ambiente sensacional, a energia é uma coisa que não dá pra explicar. Desfilei uma única vez na capital Vitória pela escola Barreiros e de verdade, não tenho palavras pra definir a sensação quando se entra na avenida.

O profissionalismo das escolas é muito grande e realmente quem se envolve com isso deve dar sangue. Participar apenas para ter o nome num pedaço de papel no cargo da diretoria e não colocar a mão na massa, é melhor ficar de fora e não atrapalhar as pessoas que realmente estão empenhadas. Digo isso por que já participei por muitos anos de bloco de carenaval, nosso eterno Bloco du Rival, e sinceramente com algumas pessoas eu não quero mais dividir responsabilidades. apesar de sempre termos apresentado ótimos sambas, lindas fantasias e carros, o espírito de comunidade ficava apenas lá no braço de quem tocava, de quem empurrava os carros, e outras atividades de importancia inestimável ao bloco. enquanto isso algumas pessoas preferiam apenas falar e isso nunca agregou nada ao Rival.

Tenho saudades dos desfiles da energia da bateria do povo com semblante de satisfação ao ver o bloco na avenida, mas isso foi acabando e chegou ao fundo do posso, e amigo, sair dessa situação não é nada fácil. Mas esse é um dos rumos que pessoas que trabalham com música estão sujeitos a encontrar. Sempre digo pro meu pupilo Ivo Andrade: cara o caminho não é esse. A coisa é trabalhosa, trabalhar com música dá trabalho ainda mais pra quem é criterioso como esse que vos escreve. Tá no sangue buscar o ótimo não tem jeito, fazer as coisas 'meia boca' não é comigo. Citei o exemplo das escolas de samba no início do texto, pois aquilo é uma referência para meu trabalho, a perfeição, qualquer erro compromete o ano inteiro de trabalho e muuita dedicação da comunidade. Pode prestar atenção nos detalhes que definem um desfile, as vezes é o contratempo da bateria, é o atraso do carro alegórico que prejudica o trabalho.

Então meus caros, defina seus objetivos de forma clara a toda sua equipe e trabalhe, mas trabalhe muito, por você e muitas vezes pelos outros também. Quem gosta sabe do que eu tõ falando, a satisfação de ver o resultado de uma apresentação não tem preço. Chego as lágrimas quando tudo sai como planejado, o contrário também pode acontecer, as lágrimas podem ser de tristeza quando o trabalho (objetivo) não é alcançado.

Fica o alerta e falarei mais sobre carnaval em breve. Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário