quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A DEDICAÇÃO DO GANSO

Não sei se o Anderson “Ganso” vai gostar do texto especial pra ele... Na verdade o titulo é apenas uma forma de “zoar” meu parceiro de banda @flordelottus_es. Quero falar sobre a dedicação do músico para com seu instrumento. Outro dia durante uma viagem que fizemos ao interior do estado, o Ganso, contando sobre sua fase de iniciante, lembrou que ficava maluco quando via outras pessoas, inclusive a mim, tocando o que ele chamou de ‘aquelas notas’ numa referencia às pestanas e demais notas, que achava complicadas. Conversamos por um bom tempo sobre este assunto. Falou que observava e não entendia o porquê daquelas seqüências de notas e lutava para observar e aprender.
Pois bem, o tempo passou, o Ganso dedicou-se à arte da música e hoje é um excelente instrumentista. De aluno já virou professor. Ralou bastante, horas e horas de dedicação no violão, para hoje ser considerado uma referência inclusive por mim. Eu mesmo em determinado momento achei que tocava, ou melhor, solava bem, na verdade não é a minha praia. Fazer solo, como discutimos sempre, dependendo da complexidade, é muito difícil. Copiar é uma coisa, agora improvisar de forma correta e precisa é uma historia completamente diferente. O Ganso já provou que as noites e horas dedicadas não foram em vão.
Nos ensaios e nas apresentações da Flor de Lottus, sempre é pego de surpresa e tem que fazer um solo de improviso e não nega fogo vai lá e dá conta do recado. Tem facilidade por que sua base é forte e estudou para isso. E o garoto gosta de estudar, sempre posta um vídeo e outro das improvisações e solos que tira. Se não houver dedicação não há recompensa isso é fato, não tem atalho para isso. Sempre brinco que seria muito bom chegar a uma banca e pedir: ei me venda, por favor, um chip com o conteúdo do Slash (ex Guns N’ Roses), instalar esse chip na cabeça e pronto sou igual ao cara, assim seria muito fácil. Mas como ainda não dispomos dessa tecnologia, o negocio é ralar bastante.
Muitas vezes dá preguiça de ensaiar, de aprender coisas novas isso é normal. Mas sabemos que é preciso para se chegar à perfeição. Dedicamos várias horas da semana para nossos instrumentos, não tenha dúvida, e após essa etapa individual nos ensaios é a hora de saber se valeu a penas o esforço e garanto que vale, que o diga o Ganso.
Então é isso, caso escolha a música como sua futura profissão ou mesmo por hobby, dedique-se bastante, estude, busque conhecer vários estilos e instrumentistas e alcance ótimos resultados. Enquanto isso ficamos aqui com nosso Ganso e seus solos. Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário