quarta-feira, 12 de outubro de 2011

REPERTORIO FORTE

Daqui a 18 dias farei uma apresentação com o grupo Amigos no Samba formado por mim no cavaco e voz, meu irmão Branco no tantã e voz, mais os amigos Ivo Andrade na percussão e Rapozão no pandeiro. Apesar de ter um bom tempo e a apresentação na verdade se tratar de um aniversário, já me preocupo com o repertorio que faremos. Provavelmente tocaremos por 3 horas, padrão para esse tipo de evento. Repertorio é o cartão de visita e de apresentação para qualquer gênero musical. Temos uma grande experiência, afinal já são mais de 15 anos na noite e isso se aprende logo.
Lembro que em várias oportunidades quando ainda tocávamos no saudoso Só Malícia, enfrentamos a sabatina de devoradores de musica de FM e isso sempre me irritou profundamente. Nunca gostei muito de modismo, gosto da boa musica arranjada, tocada. Por isso paramos de tocar. Parece estranho falar isso, mas é verdade. Quando sentávamos para escolher repertorio, era sempre uma guerra, na época o cd estava chegando com força e facilitava ouvir novas musicas. Havia as belas canções que com certeza sempre estariam nas rádios e havia aquelas que seriam os ‘cometas’ tocaríamos por dois meses no máximo e ninguém mais lembraria elas.
Eu sempre gostei de ouvir o cd de forma aleatória pra não viciar na seqüência de musicas e ignorar as musicas finais. Isso é uma pesquisa, as melhores canções na concepção das gravadoras são sempre as primeiras. O teste é bem simples: sabe o nome da música numero 15 do cd Farol das Estrelas do Soweto? Pois é, não sabe. Mas eu sei, a música se chama ‘Restou saudades’ um belo arranjo, mas isso acontece mesmo, reproduza seu cd aleatoriamente e conheça as belas canções do fim do cd.
Mas de volta ao repertório, as apresentações devem ser analisadas e ver a reação do publico. Se tiver tocando musicas mais agitadas ou lentas, mude logo o ritmo se perceber apatia das pessoas. É uma boa estratégia que usamos até hoje para agradar as pessoas. Essa percepção deve ser sempre usada para medir o quanto está se agradando, é muito chato tocar e ninguém bater palmas ou cantar junto. Eu odeio e dá vontade de ir pra casa. Lembre-se que vocês estão recebendo para tocar e isso tem que ser levado a sério. Se deixar pra lá corre o risco de não tocar mais neste local.
Tenho certeza que faremos mais uma boa apresentação, afinal, não somos mais meninos e a noite nos ensinou bastante, continua nos ensinando. Na hora a cabeça vai identificando qual o melhor caminho do repertorio e as coisas vão acontecendo. Esqueci de dizer que nosso amigo Rocha estará presente com o violão de 7 cordas, só alegria. Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário