terça-feira, 11 de outubro de 2011

www.euaquinarede.com.br

Lembro muito bem como era complicado gravar uma música por diversão na década de 90. Era feito através da fita cassete de 46, 60 ou 90minutos e depois ouvíamos a ‘arte’ e ficávamos felizes da vida em mostrar aos amigos. Bons tempos, mas não tenho saudades dessa forma de gravação. Ainda tenho algumas dessas fitas na minha casa e nem sei se ainda vou conseguir ouvi-las, já que não é mais tão simples conseguir um aparelho que reproduza.
Hoje a historia é outra. Qualquer artista, seja musical, da arte, do circo, qualquer um mesmo consegue em questão de minutos levar sua criação a qualquer parte do mundo, bastam alguns cliques e pronto. A internet mudou a sorte de quem antes dependia da sorte para ser visto pelos caça talentos. Agora basta acessar a internet e ver quem é o mais visto e pronto. Gravar com qualidade é cada dia mais fácil devido à quantidade de equipamentos que o mercado oferece, e dependendo da finalidade, basta um celular ou uma câmera digital para fazer parte dos artistas da ‘net’. Existem vários sites que são especializados em divulgar aos novos ‘talentos’, basta um cadastro alguns cliques e todo mundo já sabe o que você fez de novidade.
Claro que nem tudo que reluz é ouro. Quem realmente quer qualidade vai em busca de estúdios ou mesmo que sejam os caseiros, buscam e prezam pela qualidade de vídeo e som, estes estão um passo à frente sempre. Não dá simplesmente pra gravar no quarto da sua casa com o som do cachorro latindo e com luz inadequada e achar que fez uma grande produção. Fazer sua obra uma curtição é muito fácil, mas se você espera ter uma oportunidade, capriche. Vi outro dia na TV, uma jovem loira com umas musicas que beiram a graça, mas lamentavelmente o programa estas se promovendo em cima da pobre jovem, que, diga-se de passagem, era muito ruim.
Os críticos não perdoam. Nem a mãe deles escapa, estão como urubus famintos em busca de novos talentos para avaliar. O grande problema que hoje os ‘artista’ aparecem e somem mais rápido que a velocidade da luz. Cadê o D’Black? Alguém se lembra dele? É, aquele do “...eu corro pro mar pra não lembrar você...” da musica ‘Sem ar’. É esse o risco de produções pobres e falta de preparação de um plano de carreira para os músicos. É muito fácil, hoje em dia, aparecer. Difícil é se manter por anos e anos. Bons exemplos não faltam: Barão Vermelho, Capital inicial, Lulu Santos e por aí vai.
Então ficamos assim, se você vai divulgar seu trabalho na internet, tenha pena de quem vai assistir e faça uma produção decente. Boa musica e boa aparência (figurinos, luz, fotografia) também contam pontos. As principais características de bons artistas são moldadas desde o inicio da carreira e isso vale para evitar os produtores que se tem por aí hoje que só pensam em dinheiro e não se importam se o seu artista vai durar mais de um ano. Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário