quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SÓ BOA VONTADE NÃO RESOLVE

É muito chato quando você se prepara para uma apresentação e, de repente, acontecem situações desagradáveis. Ontem durante um ensaio na igreja aonde toco, um garoto, trato assim por que é realmente muito novo, resolveu achar que meus longos anos de música forma à toa. Durante a execução de uma das músicas ele fazia uma voz estranha, reta e sem a menor afinação. Interrompi a música para dizer a ele que, admirava a vontade dele em tentar algo diferente, mas que, do jeito que estava fazendo, estava muito ruim e feio. As vezes é melhor ficar quieto. O garoto não gostou da minha ponderação e batemos, literalmente, boca. Não sou o dono da razão, só queria dizer a ele que seria muito importante que pudesse aprender a fazer a voz que ele queria em música só boa vontade não é suficiente.
Pois bem, tenho anos de estrada e já vi muita coisa, muitos músicos excepcionais, mas também já vi muita porcaria. A noite nos ensina a ser bem criterioso e, por mais que não seja tão profissional, aprendi a identificar o ‘trigo e o joio’. Já trabalhei com pessoas que não eram tão boas em tocar, mas se tem boa vontade em contribuir e não atrapalhar já é bem importante. Já tive vontade de parar de tocar e falar pro cara: amigo assim não dá pra tocar, pare por favor, mas fazer isso numa apresentação é feio, então melhor é esperar o momento certo para conversar com a pessoa e dar dicas, isso ajuda as duas partes.
Por isso, interrompi o ensaio para dizer a ele que seria importante ele entender o que estava fazendo e procurar corrigir, mas não aceitou e retrucou com muita arrogância, ficou um clima bem chato. Não larguei tudo e fui embora por que deixaria os demais integrantes do grupo bem chateados. Respirei fundo, lembrei de tudo que já passei e espero, em um momento mais propicio, sentar e falar para o garoto as coisas que ele precisa ouvir e ninguém até hoje falou pra ele. Não sei se vou conseguir mostrar que do jeito que ele faz é ruim e não está correto, mas me vejo em posição de multiplicador, música funciona assim, sempre alguém sabe mais e pode compartilhar, a humildade em primeiro lugar.
Já fizeram isso comigo e me ajudou bastante a entender que existem regras de boa convivência nos palcos, respeito aos demais músicos que estão calejados. Temos essa responsabilidade em divulgar a forma mais correta para que as pessoas não enfrentem as coisas que já enfrentei. Vou tentar e se ele mesmo assim não quiser entender, paciência, nem tudo é como planejamos. Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário