terça-feira, 15 de maio de 2012

REGISTRO NÃO GARANTE SUCESSO


4532, este é o meu registro na OMB, Ordem dos Músicos do Brasil/ES ao qual sou afiliado desde 1996. Na época foi uma correria pra tirar as carteiras, pois, havia um risco da fiscalização recolher nosso material. Tudo balela, sempre foi. Em 15 anos nunca usei a carteira pra nada a não ser dar a famosa ‘carteirada’ em alguns shows e mais nada. Fiscalização é um mito, só funciona para grandes eventos e para impedir que pequenas bandas toquem para as prefeituras. Na prática fiscalização é um grande fantasma que, repito, em 15 anos, jamais vi nem sombra. Vamos lá, não estou dizendo que os músicos não devem ser registrados, longe disso e pelo contrário, registro dá credibilidade no momento de contratos. O grande problema é: investir no registro, com a anuidade e a fiscalização não trabalha.

Existem milhares de bares com musica ao vivo todos os dias no Brasil inteiro e nada de fiscalização das OMB’s. Isso sim é falta de respeito ao musico registrado. Você gasta dinheiro, gasta tempo, preenche a parte burocrática e um monte de bandas e músicos sem registro, tomam o seu lugar, cobram barato e os músicos registrados ficam no prejuízo por que a OMB é omissa, os donos de bares e casas de shows são omissos. Precisamos alinhar as coisas, músico registrado merece mais respeito.

Minha banda, atualmente, está sem registro e em processo de habilitação dos músicos, vai levar um tempinho, mas em breve, estaremos certificados conforme manda o figurino. E aí o que vai acontecer, nossas vidas vão mudar? Não mesmo! Tudo vai continuar a mesma coisa. Tocaremos em alguns locais onde hoje não podemos, e vamos continuar sofrendo com os baixos preços que o mercado dos ‘músicos piratas’ impõe. O preço é muito inferior aos que se pratica por bandas registradas, já que existem critérios contratuais que dão grande cobertura no caso de não cumprimento das regras legais.

Na minha época tínhamos blocos de contrato e algumas casas não queriam assinar devido ás exigências, mas isso garante, não só para o musico, como também para o estabelecimento. Lá estão todos os quesitos para se ter uma apresentação decente e segura para as partes envolvida. Seria muito melhor se houvesse a fiscalização, os caches seriam mais justos e obrigaria os ‘piratas’ a correr atrás do prejuízo, buscar o registro. Hoje fica em torno de R$ 260,00 a habilitação para músico prático, muito barato levando em conta que o retorno é garantido quando se toca com frequência.

Bom, no mais é torcer que isso mude e que possamos ter garantias que vamos participar de eventos onde todos os músicos são registrados e que a fiscalização estará presente para garantir profissionais e amadores capacitados. Um dia isso muda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário